A Declaração do Imposto de Renda é um documento anual que os contribuintes precisam preencher e enviar para a Receita Federal. Nele, tem informações sobre suas atividades financeiras, como salário, aluguel e investimentos.
O prazo para enviar a declaração termina em 31 de maio. Veja a lista obrigatória e o passo a passo para declarar aqui.
Depois de enviar, você pode conferir o resultado para saber quanto imposto precisa pagar ou se tem algum dinheiro para receber de volta, ou seja, se tem direito à restituição.
Mas o que é a restituição?
A restituição do Imposto de Renda é um reembolso que o contribuinte recebe caso tenha pago mais impostos do que deveria ao longo do ano.
Imagine que você tenha pago seus impostos corretamente, mas ao fazer a Declaração, percebeu que o valor devido é menor do que o que você pagou. Nesse caso, você terá direito a receber de volta a diferença.
E como funciona?
Todos os meses, a Receita Federal recebe recursos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para pagar as restituições. Tem prioridade no recebimento as pessoas:
- acima de 80 anos;
- acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- demais.
Se houver empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Fonte: Receita Federal
Veja o cronograma de pagamento de 2023:
- 1º lote: 31/05/2023
- 2º lote: 30/06/2023
- 3º lote: 31/07/2023
- 4º lote: 31/08/2023
- 5º lote: 29/09/2023
Fonte: Receita Federal
Na última quarta-feira (24), a Receita Federal anunciou que está disponível a consulta ao primeiro lote. Clique aqui e confira a sua.
Sobre a Finanto
Nossa missão é oferecer crédito consciente para famílias brasileiras. Diariamente, preparamos conteúdos sobre bem-estar, economia, educação financeira e segurança. Continue nos acompanhando aqui e nas demais redes sociais.